quinta-feira, agosto 23, 2007

IMAGENS DAS ERVAS


ARNICA



HORTELÃ
















TOMILHO E ANADOR (na ordem)















































BIOPIRATARIA NO BRASIL *


A biopirataria vem se tornando um dos grandes problemas ligados à biodiversidade no Brasil, que em resumo, significa roubo ou pirataria de recursos genéticos e biológicos. Isso acontece quando pesquisadores estrangeiros levam plantas, insetos, animais diversos, frutos, etc. sem o consentimento do governo brasileiro com a finalidade de estudá-los visando obter lucros. Ou seja, eles patenteiam seres vivos ou algo deles derivado (um código genético, uma enzima, etc.), o que vai lhes garantir lucro por meio do recebimento dos royalties (palavra inglesa - importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização).



ERVAS

ANADOR:

Nome científico - Iodina rhonbifolia
Principais usos: Coluna, dores de cabeça e musculares em geral

HORTELÃ

Nome científico - Mentha piperita
Principais usos:- Afecções digestivas. Erva cujas folhas são de um verde intenso, forte aroma e sabor mentolado e refrescante. Existem muitas variedade de menta, sendo as folhas de hortelã as mais conhecidas. A menta pode ser comprada fresca ou seca. Na cozinha, suas folhas podem ser usadas inteiras para enfeitar pratos, ou podem ser cortadas e usadas como ingrediente para temperar carnes, como cordeiro e pato. Também é muito usada para aromatizar bebidas, saladas de estilo oriental, guisados e infusões. Não é recomendável cozinhar as folhas de menta porque seu sabor diminui significativamente.

TOMILHO
Erva muito cheirosa, com folhas muito pequenas, da famílias das labiadas. Pode ser comprada fresca ou seca. As folhas de tomilho perdem o aroma quando cozidas. As folhas inteiras do tomilho são usadas na preparação de alguns pratos. É recomendável retirá-las antes da apresentação do prato.

Nome científico: thymus vulgaris.
Nome popular: Erva das mulheres,


GUACO
Principais usos: Propriedades medicinais: antiasmática, antigripal, calmante, cicatrizante, sedativa, peitoral, tônica, aromática.
Nome Científico: Mikania Glomerata Spreng
Nomes Populares: cipó-caatinga, cipó-catinga, guaco-liso, erva-de-cobra

O guaco é uma planta que se desenvolve como um arbusto lenhoso e cheio de ramos. Cresce como uma trepadeira, e não tem garras para se prender, precisando de um arrimo. Folhas opostas, simples, ovais, acuminadas, verde escuras na face principal e mais claras na reversa. Folhas novas apresentam cor verde limão.Secas cheiram a amêndoa. A floração em forma de pequenos capítulos longipedunculados., de cor branca.

ARNICA

Nome popular: Candeia, arnica-das-montanhas, arnicae.
Nome científico: Arnica Montana L.
Principais usos: Propriedades medicinais: analgésica, dermatite seborréica, catarro, coqueluche, inchaço, hemorragia, olseosidade no cabelo, dores musculares.





créditos aos sites: http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Mikania_glomerata.htm
http://guscamargo.com/cook/herbs/index.html
http://www.genamaz.org.br/fitoterapia.htm
http://www.plantamedica.com.br/plantaservas/especies/Arnica_montana.htm
http://www.cotianet.com.br/eco/HERB/guaco.htm